(84) 99198-3495

Campo Redondo– RN

Pedir Música

Enem 2024: Potiguares voltam a locais de provas neste domingo (10); 22% dos inscritos faltaram no 1º dia

#Compartilhe


Estudantes fazem prova de matemática e ciências da natureza no segundo dia de provas no Exame Nacional. ENEM 2024, DOMINGO (10), NATAL/RN – Candidatos chegam para segundo dia de provas no IFRN Central
Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Dos mais de 102 mil estudantes do Rio Grande do Norte esperados para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no último domingo (3), 22,4% foram ausentes, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela prova.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O percentual representa cerca de 22,8 mil pessoas que estavam inscritas para as provas no Rio Grande do Norte e não compareceram. O percentual de ausentes no estado foi menor que a média nacional, de 26,5%.
ENEM 2024, DOMINGO (10), MOSSORÓ/RN – Estudantes entram em escola usada como local de prova
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
Neste domingo (10), os candidatos voltam aos 296 locais de provas espalhados em 40 municípios potiguares para o segundo dia de aplicação. Antes do meio-dia vários inscritos já estavam na frente de escolas e outras instituições que recebem o Enem.
O segundo dia de provas contará com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Iuri Oliveira, de 18 anos, chegou cedo ao local de prova em Mossoró, em busca de nota suficiente para ingressar no curso de ciências da computação.
ENEM 2024, DOMINGO (10), MOSSORÓ/RN – Candidatos chegam ao local de prova para segundo dia do Enem
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
“Foi bem difícil. Estudar para o Enem exige muito da pessoa, mas acho que vou bem nas provas de hoje, eu estudei bastante”, disse o jovem, que, além da rotina de aulas na escola, fez cursinhos.
Aos 17 anos, Gabriela Elisa foi realizar a prova por experiência – perfil de inscrito normalmente chamado de treineiro.
“Você acaba tendo experiência, vendo quantos minutos você pode gastar em cada questão, em cada área, é bom para ter noção dos cálculos e também da sua nota, para saber onde a gente precisa melhorar”, diz.
ENEM 2024, DOMINGO (10), MOSSORÓ/RN – Gabriela Elisa, de 17 anos, participa do Enem como treineira
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
Pai da Gabriela, o eletricista Valdenir Pereira da Silva acompanhou a estudante até o local da prova para incentivá-la e ressaltou a importância do momento.
“É muito importante a gente que é pai, e tem essa oportunidade, que antes não tinha, de ver o filho fazer a prova do Enem, mais para a frente fazer uma faculdade, incentivar. Ela é muito esforçada, estudou bastante”, disse.
O professor de matemática Railson Almeida resolveu fazer o Enem 2024 para passar segurança para os alunos e para a filha, que também está fazendo o Enem.
“Tem algumas questões que são praxe cair, mas se for como nas provas de humanas, que não foram como muitos professores esperavam (…) prefiro não arriscar um palpite de como será. Estamos aqui para testar um pouco do conhecimento”, disse.
ENEM 2024, DOMINGO (10), MOSSORÓ/RN – Professor de matemática, Railson Almeida faz o Enem 2024 para testar conhecimentos
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
Estudante esquece documento e perde a prova
O estudante Luciano Pinto, de 19 anos, se inscreveu no Enem para tentar ingressar em algum curso na área da saúde. Ele chegou antes do fechamento dos portões, neste domingo (19), em Mossoró, porém não conseguiu fazer a prova, porque esqueceu o documento com foto em casa.
“Eu achei que tinha colocado dentro da bolsa, mas quando cheguei aqui, não estava. Deu sensação de desespero, porque não tem o que fazer. Meu e-titulo não abriu de jeito nenhum”, lamentou.
ENEM 2024, DOMINGO (10), MOSSORÓ/RN – Luciano Pinto perdeu o segundo dia de provas, porque esqueceu o documento com foto em casa
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
Segundo o Inep, os inscritos no RN são:
56.076 estudantes que já terminaram o ensino médio;
17.662 estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio;
432 “treineiros”, pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar os conhecimentos;
28.448 estudantes, do total, são concluintes do ensino médio na rede pública.
O Inep informou ainda que dos participantes do RN, 66,8% (68.256) foram isentos da taxa de inscrição e 33,14% (33.834) a pagaram.
As mulheres são maioria entre os candidatos – equivalem a 58,77% (59.996) das inscrições, enquanto os homens representam 41,23% (42.094).
Horários de aplicação (no fuso de Brasília)
Portões abrem às: 12h
Portões fecham às: 13h
Prova começa às: 13h30
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Vídeos mais assistidos do g1 RN
source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?