SENAI-RN dá a partida em cursos de veículos elétricos e traça planos de expansão
O curso “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” – iniciado em 28 de outubro deste ano – é o primeiro de uma leva que já está no gatilho, na instituição. A formação em “Trabalho Seguro” voltada à atividade reúne profissionais de áreas como mecânica, elétrica, de engenharias e vendas no setor automotivo
Divulgação SENAI-RN
O SENAI do Rio Grande do Norte ‘deu a partida’ nas primeiras formações do estado voltadas ao setor de veículos elétricos e traça planos de expansão na área, com novas investidas já no gatilho.
“Nós estamos trabalhando para avançar cada vez mais e criar novas possibilidades dentro do segmento”, observa o instrutor de Educação Profissional e Tecnologias, Davinson Rangel, que lidera projetos e ações da instituição em mobilidade elétrica.
O curso “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” – iniciado em 28 de outubro deste ano, com conclusão prevista para dezembro – é o primeiro de uma leva, agora, em expansão.
“Temos o curso de ‘instalador de eletropostos’ já na esteira para ser lançado em breve”, diz Rangel. Formações em “Princípios do Veículo Elétrico” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”, por sua vez, têm início programado para este mês e fevereiro de 2025, respectivamente.
“Com estas iniciativas, esperamos atender as empresas do setor automotivo para que continuem crescendo e se atualizando neste ramo, além de outros públicos interessados no setor”, complementa.
Davinson Rangel, instrutor do SENAI-RN que lidera ações da instituição em eletromobilidade: Curso de ‘instalador de eletropostos’ já está na esteira para ser lançado
Divulgação SENAI-RN
Trabalho seguro
A formação em “Trabalho Seguro” voltada à atividade reúne profissionais de áreas como mecânica, elétrica, eletrotécnica, de engenharias e vendas no setor automotivo. São 17 alunos na turma, com aulas de segunda à sexta, no período noturno.
O programa envolve teoria e práticas que incluem desde informações sobre o momento atual do setor, até conceitos de eletricidade, principais componentes dos veículos elétricos – com demonstrações práticas – até práticas de desenergização e energização do veículo, seguindo os protocolos de segurança.
Os conhecimentos, segundo o instrutor, têm o objetivo de minimizar riscos de acidentes, além de assegurar a qualidade e a confiabilidade das operações. A carga horária é de 100 horas. Os pré-requisitos para participar incluíam ter, pelo menos, 18 anos de idade, Ensino Médio completo, experiência, conhecimento ou certificação na área mecânica, elétrica ou mecatrônica.
Preparação
Instrutores do SENAI-RN foram treinados por especialistas alemães, para cursos na área: Imagem mostra parte da equipe, com especialistas e outros professores que participaram
Divulgação SENAI-RN
O programa de educação profissional iniciado com esse curso foi desenvolvido pelo SENAI-RN em parceria com a Alemanha, um dos líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energias renováveis e eletromobilidade.
As ações da instituição na área são conduzidas pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), unidade operacional que coordenou o projeto do “Selvagem Elétrico” – o primeiro buggy elétrico do Brasil para regiões com dunas. As aulas são ministradas na sede do Centro, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, em Natal.
Uma série de treinamentos para a equipe de instrutores foi realizada com especialistas alemães, dentro e fora do Brasil. O último deles, no laboratório do CTGAS-ER, em Natal, foi promovido entre os dias 21 e 25 de outubro.
“Nós estamos avançando cada vez mais na área de conversão e este treinamento permitiu trabalharmos um novo veículo, com maior tecnologia embarcada, ampliando o conhecimento da equipe”, disse Davinson Rangel.
A programação – desenvolvida como extensão de atividades realizadas desde o ano passado em cooperação com o país europeu – contemplou práticas de conversão de veículos a combustão para elétricos e o trabalho seguro em alta tensão.
Além de instrutores do CTGAS-ER, participaram professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e de Santa Catarina (IFSC).
A iniciativa é parte de um projeto firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais e a Câmara de Indústria e Comércio de Trier (IHK Trier) na Alemanha, por meio da Europa und Innovationscentre Trier (eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio de Trier.
“Nós temos uma parceria de longo prazo com a Alemanha e a ideia de focarmos em eletromobilidade surgiu no contexto dos projetos que desenvolvemos juntos. Nós pensamos ‘por que não seguir com essa área, considerando as tendências de mercado aquecido e a necessidade imediata de formação de pessoas que identificamos no setor?”, disse a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, no lançamento do programa de educação.
Mercado
Outra frente dessa parceria, a pesquisa de mercado “Mobilidade Elétrica” – que traz um panorama inédito sobre qualificação profissional, carências de mão de obra especializada e consequências para o setor de veículos elétricos no Brasil – foi divulgada em setembro. (Clique aqui para acessar).
As informações foram levantadas junto a 115 empresas que atuam como concessionárias, oficinas de reparação independentes, oficinas de conversão e startups, nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A maioria (90,4%), de acordo com os dados, enxerga carência de profissionais no setor de mobilidade elétrica e quase metade (45,2%) pretende contratar pessoas qualificadas em manutenção de veículos elétricos e híbridos até 2025. Considerando as que esperam abrir vagas, a projeção de contratação é de até 10 profissionais qualificados por empresa.
Com a implementação de regulamentos ambientais mais rígidos e o avanço tecnológico que reduz os custos de baterias, a previsão, ainda segundo o estudo, é que veículos elétricos e híbridos representem até 20% do mercado brasileiro até 2030.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mostram que, de janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando a marca de 93.927 registrada ao longo de todo o ano de 2023 – período que já se destacava como o melhor da história da eletromobilidade no Brasil.
Com esses números, de acordo com a Associação, o mercado brasileiro também superou a marca simbólica de 300 mil veículos elétricos e híbridos leves em circulação no país, de diferentes tecnologias de eletrificação, desde o início da série histórica da ABVE.
QUALIFICAÇÃO NA ÁREA
Saiba mais sobre os próximos cursos do SENAI-RN em eletromobilidade
Princípios do Veículo Elétrico
Carga Horária: 20h
Início/Conclusão: 06/11 a 14/11/2024
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