Vinte e quatro aves silvestres criadas ilegalmente são apreendidas na Zona Norte de Natal
Os pássaros são de quatro espécies diferentes e foram encaminhados para o Aquário de Natal. Aves estavam sendo mantidas em cativeiro na Zona Norte de Natal
Divulgação/Semurb
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apreendeu 24 aves silvestres em uma fiscalização ambiental realizada na quinta-feira (7) no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal.
A Semurb recebeu uma denúncia sobre a irregularidade e flagrou a criação ilegal no local. A secretária informou que as aves da fauna brasileira que estavam em cativeiro são 19 canários, 1 golinha, 2 rolinhas cascavel e 2 rolinhas roxas.
📳 Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
De acordo com informações da Supervisão de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade (Sanbio), o responsável admitiu estar ciente da proibição legal de criar animais silvestres, mas afirmou que mantinha a prática desde a adolescência por gostar de aves.
“Ele alegou que não comercializava os animais e, ocasionalmente, soltava os excedentes em uma fazenda no interior do Estado. Devido a situação encontrada, os fiscais optaram em não lavrar o auto com multa, mas se for pego novamente será autuado com multa grave”, disse o supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves.
As aves foram encaminhadas ao Aquário Natal, onde vão permanecer por um período antes de serem devolvidas à natureza.
O órgão reforçou que manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização é crime ambiental.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN
source